VII CBPOT - Congresso Brasileiro de Psicologia Organizacional e do Trabalho

BOAS VINDAS

Caros colegas, congressistas e amigos,

O CBPOT é um congresso bienal, vinculado à Associação Brasileira de Psicologia Organizacional e do Trabalho (SBPOT). Trata-se de um evento que se tornou referência na área por agregar renomados pesquisadores e profissionais do Brasil e do mundo.

Queremos fazer do VIII CBPOT um congresso sobre questões amplas que nos habilitem a responder às mudanças globais e seus impactos no mundo do trabalho, o que é fundamental para que façamos a diferença como pesquisadores, professores e profissionais que atuam no mercado de trabalho. Assim é que o congresso está sendo pensado com o intuito de abordar temas emergentes e inovadores.

Além do programa acadêmico, algumas sessões especiais têm sido planejadas, como: lançamentos de livros, talk shows, conversa com editores, café com consultores e etc. Essas sessões especiais pretendem favorecer a interação entre os congressistas, possibilitar a troca de experiências e aproximar teoria e prática.

Em nome da Comissão Organizadora do VIII CBPOT, convidamos todos vocês para discutir os desafios desta área do conhecimento e buscar soluções coletivas às novas demandas do mundo contemporâneo.

Estamos de braços abertos esperando por vocês. Sejam bem-vindos!

Helenides Mendonça - Presidente do VIII CBPOT

 

Caros colegas e amigos da comunidade de POT,

Vem mais uma vez, do coração do Brasil, o chamado que nos reúne a cada dois anos. É chegada a hora de mais um Congresso Brasileiro de Psicologia Organizacional e do Trabalho, o nosso CBPOT!!! Atender ao convite de nossa associação significa a possibilidade de ampliar nosso conhecimento, discutir nossa prática, trocar informações, reencontrar os amigos e construir novos vínculos. Entretanto, atender ao chamado da SBPOT significa, acima de tudo, relembrar o caráter coletivo de nossa caminhada. É o estarmos juntos como associação que tem possibilitado a existência e o sucesso do nosso congresso, além da publicação de nossa revista (rPOT) e das nossas demais publicações. É o fato de que nos congregamos em torno de objetivos comuns que tem permitido o crescimento, expansão e evolução da POT em todo o país.

É fato que nosso próximo encontro se dará sob a marca de uma das mais profundas crises morais, econômicas e políticas que já se abateu sobre a nossa sociedade. São grandes os problemas que enfrentamos e enormes são os desafios a serem superados nos mais diversos níveis, pessoais, profissionais e sociais. Sabemos que em momentos como estes, muitos de nós experimentam um sentimento de desânimo e impotência frente a uma realidade que se impõe de forma brutal.

Entretanto, é justamente em períodos como estes que precisamos estar juntos. Nesse sentido, O CBPOT em Goiânia nos convida a refletir sobre como a POT está integrada ao mundo e sobre o nosso papel na sua transformação, na superação das graves desigualdades sociais que enfrentamos. Precisamos refletir sobre a qualidade do conhecimento que produzimos, sobre a sua efetiva aplicação nos diversos espaços de trabalho que ocupamos e como o conhecimento da POT pode contribuir para a sociedade.

A história e trajetória da POT mostra que nossa maior competência é a capacidade de enfrentarmos problemas e oferecermos resultados nos mais diversos níveis. Contudo, essa, meus amigos, não é uma tarefa simples. Nem é uma tarefa que será levada à cabo por um pequeno grupo de pessoas. Esse é um enorme desafio coletivo que devemos enfrentar. Esse é o motivo pelo qual precisamos nos encontrar, reencontrar e encontrar mais uma vez. É como nos lembra a canção: “todos juntos somos fortes, somos pedra e somos arco, todos nós no mesmo barco, não há nada a temer.”

A sociedade grita. Precisamos responder.
À Goiânia!!!!!

Adriano Peixoto - Presidente da SBPOT